Comidinhas

Ninina Bakery: café charmoso em Palermo Soho

No primeiro post propriamente dito nesse blog, quero começar falando um pouco sobre o que eu vi em Buenos Aires e alguns dos lugares que eu fui.

Mas, primeiro, um adendo: a bem da verdade, a capital portenha nunca esteve no topo da minha lista de viagens. Muita gente fala de lá com um certo desinteresse e há até quem diga que em dois ou três dias você vê tudo que há pra ser visto e ainda sobra tempo. Não sei se é rivalidade com nossos hermanos ou se falta empolgação em viajar tão perto de casa. Seja como for, não deixe essas pessoas te desanimarem a visitar essa cidade tão linda: não faltam lugares e cantinhos incríveis pra conhecer por lá!

Fui parar em BsAs pela primeira vez em 2015, e fico feliz de lá ter sido o destino da minha primeira viagem internacional. A Jé encontrou uma promoção boa no Decolar e, cerca de um mês depois, lá estávamos nós.

A verdade é que eu, que não tinha grandes expectativas, me vi completamente apaixonada pela cidade. A arquitetura do centro antigo; as fachadas extravagantes das lojas cheias de fileteados; as mil lojinhas de objetos de design; as vitrines cheias de doces em cada esquina. Eu achei tudo incrível!
Fiquei t√£o encantada em Buenos Aires que acabei voltando esse ano pra mostrar os lugares que eu tanto amei – e descobrir mais outros… – com o meu noivo. E o legal de voltar √† uma cidade que j√° visitamos √© exatamente ver o que merece uma segunda visita.
E o Ninina Bakery definitivamente merece uma, duas e muitas outras!

O Ninina √© uma cafeteria artesanal que produz diariamente seus produtos usando ingredientes frescos e org√Ęnicos.
Fica em Palermo Soho, um bairro moderno e cheio de lojas lindas, principalmente pra quem gosta de design. Ele pode ser a sua primeira parada por lá pra um café da manhã reforçado, um pit stop pra um almoço leve ou quem sabe um café e docinho pra comemorar o fim de um dia de passeio.

Eles servem brunch, pratos quentes, drinks e abrem das 8h00 à meia noite, então é fácil achar algum momento da sua viagem pra poder conferir esse lugar.

A decoração de lá é incrível.
Logo na entrada, uma vitrine cheia de doces da pastelería portenha! Scones, muffins, brownies, budíns e alfajores pra já ir enchendo os olhos antes mesmo de entrar.
O sal√£o do Ninina √© amplo e de p√© direito alto. Madeira clara, muito cobre na ilumina√ß√£o, os famosos¬†azulejos de metr√ī branquinhos nas paredes e um balc√£o enorme de m√°rmore onde ficam expostas as tortas¬†(pra n√≥s, “bolos”) do dia, uma com a cara melhor que a outra.

Sinceramente, a melhor parte pra mim é que é um ambiente cheio de luz natural, bem arejado e gostoso pra passar muito tempo e conferir tudo sem pressa.. só depende mesmo da sua fome e do seu bolso.

Da primeira vez que estive l√°, chegamos famintas. O Ninina n√£o fica muito perto de nenhuma esta√ß√£o de metr√ī, e andamos mais de 3km da que descemos (Palermo, se n√£o me engano). N√£o que tenha sido ruim. Fazia um friozinho bom naquela manh√£ e foi gostoso poder ir vendo o bairro com calma, √† p√©. Mas isso abriu muito¬†nosso apetite, haha!

Como fui l√° mais de uma vez na primeira viagem e mais uma vez esse ano, deu pra provar algumas op√ß√Ķes do card√°pio, mas eu teria que ficar muito mais tempo l√° pra poder comer de tudo um pouco!
Os panqueques americanos vem com frutas e mel org√Ęnico e s√£o deliciosos pra quem curte caf√© da manh√£ nesse estilo. Se voc√™ n√£o estiver afim de doces, pode pedir os huevos de campo benedictinos que n√£o vai se arrepender, foi at√© um pedido que eu tive que repetir quando voltei! Os huevos de campo revueltos s√£o um pouco mais leves sem o molho hollandaise e acompanham um p√£o caseiro de ervas que √© muito gostoso.

Pra acompanhar tudo isso, tem mil sucos, caf√©s frios e quentes, ch√°s, infus√Ķes… √© coisa, viu!
Não me lembro direito do que era esse suco vermelho e verde da foto, mas era algum detox de 500ml (!) delicioso. O verde é uma das várias limonadas que eles têm por lá; essa se não me engano era de menta e gengibre, uma delícia!
O café e cappuccino também são sensacionais, mas vale lembrar que café na Argentina é carinho.
O bom √© ir l√° num dia em que voc√™ t√° meio enfastiada de tanta empanada, pizza, carnes, etc e quer algo leve. √Č uma comida saud√°vel e um pouco mais dif√≠cil de se achar no centro, onde fiquei hospedadas em ambas as vezes.

Americana: massa genoise sem farinha e doce de leite org√Ęnico

Apesar do Ninina ser famoso pelos doces, o que me encantou mais foram os salgados. Provei a torta Americana e Tartufo.
A primeira √© uma massa genoise (lembra um pouco p√£o de l√≥) de c√īco sem farinha bem fofa e recheada de doce de leite org√Ęnico, e a Tartufo tem uma marquise de chocolate amargo tamb√©m sem farinha como massa, recheio de mousse de chocolate amargo e o mesmo doce de leite, com merengue italiano por cima.
Não me levem a mal, são doces muito gostosos, mas a Americana era um pouquinho massuda pro meu gosto e a Tartufo podia ter um chocolate mais amargo. A verdade também é que Buenos Aires é uma cidade com tanto doce gostoso que a gente vai ficando muito exigente, hahahah
Mas vale à pena provar pelo menos um docinho por lá, é um pecado sair sem comer ao menos uma bolachinha!

Dessa segunda vez, vi que estavam vendendo algumas coisas que eles fabricam por l√°!
Trouxe pra casa um pacotinho do Espresso Ninina, uma latinha de ch√° sabor Rooibos Vanilla e um a√ß√ļcar org√Ęnico pra minha m√£e.
Eu pedi pra eles moerem o café lá mesmo no grão expresso pra poder fazer na minha cafeteira, e quem quiser pode fazer o mesmo, mas o ideal é moer o mais próximo possível de quando você for começar a usar o café.

O Espresso Ninina tem como base o caf√© Caranavi da Bol√≠via (60%) e leva tamb√©m o Tolima da Col√īmbia (30%) e o Alta Mogiana (10%) do nosso Brasil varonil! haha
E é uma delícia!! Encorpado e intenso do jeito que eu gosto.
Na descri√ß√£o diz que ele leva “avel√£s, casca de lim√£o e a√ß√ļcar mascavo, com acidez balanceada, corpo cremoso e notas de fundo de chocolate” e, sinceramente? Foi a melhor compra dessa viagem!! Haha eu queria muito ter trazido mais um pacotinho pq esse j√° est√° sendo economizado e t√° nas √ļltimas.. delicioso mesmo!
Pra quem curte café, compra que você não vai se arrepender.
E o Rooibos Vanilla também é muito gostoso, uma infusão bem suave e perfumada. Um ótimo presente pra trazer de lembrança pra alguém querido.. ou pra você mesmo, rs. Só enrole bem a lata em uma blusa ou algo assim, porque a minha chegou meio sofrida e amassada, coitada.

Bom, e preços?
Olha, o Ninina não é muito barato não. Pra quem mora em SP, regula com as cafeterias de Pinheiros, Vila Madalena.. e o Espresso Ninina segue a linha do 02 do Urbe. Dá pra conferir o preço das coisas que eu falei no site deles, daí é fazer a conversão pra ter uma ideia.
Como nessa √ļltima viagem conseguimos c√Ęmbio 1 real = 5,4 pesos argentinos, √© s√≥ pegar os pre√ßos do card√°pio e dividir por 5,4.
Mas eu acho que vale à pena porque é um lugar muito gostoso, com coisas de qualidade que me fizeram querer voltar.
Reserve seus pesos pro Ninina que voc√™ n√£o vai se arrepender! ūüėČ